Como já sabem nesta nossa Rota dos Castelos, existe uma outra paralela que é uma rota gastronómica, onde tentamos sempre escolher um local típico da localidade onde estamos.
Passando esta rota pelo Alentejo, estudámos as possibilidades e a escolha em Ferreira do Alentejo recaiu no Chico que, acabou por ser, também, recomendado pelo nosso anfitrião do Pátio das Andorinhas.
Chico – Ferreira do Alentejo
Reservámos, então, mesa para jantar no Chico. Quando lá chegámos, várias mesas já se encontravam reservadas, sendo à partida um sinal de boa escolha.
O espaço não é especialmente apelativo, é muito escuro, e tem uma decoração pouco ou nada Alentejana.
Pedimos sopa de legumes para os meninos mas a sopa trazia brinde, o João apanhou algo na sopa e eu julgava que devia ser um legume mal passado mas não, eram 2 pedaços de plástico. Ainda bem que as crianças não comem tudo o que lhes damos e estão atentos. Fiquei furiosa e fui reclamar, pediram desculpa mas ainda assim é inadmíssivel!
De seguida chegou o bitoque cujo bife seriam bifanas SEL e as crianças aprovaram! Para nós pedimos plumas de porco preto e migas de espargos com carne de porco preto. Queríamos também imperial mas não tinham…
Devo dizer que nunca comi umas migas tão boas como estas, com um delicioso toque de poejos. Todos os pratos de carne estavam bem confecionados e saborosos e quase me fizeram esquecer o incidente da sopa…
Para finalizar, queríamos uma sobremesa mas, para nossa surpresa, não tinham nada caseiro nem tipicamente alentejano.
Resumindo, valeu a experiência pelas maravilhosas migas!
Depois de uma noite bem dormida no Pátio das Andorinhas e de um pequeno-almoço reforçado, era tempo de partir à conquista de mais uns castelos.
À hora do almoço, parámos em Serpa para comer na…
Cervejaria Lebrinha – Serpa
Os comentários do Tripadvisor prometiam a melhor e mais fresca imperial do mundo. Bem dito, bem feito!
O dia estava quente e nada melhor do que uma imperial para refrescar.
O restaurante estava a rebentar pelas costuras e, de início, achámos os empregados pouco simpáticos mas o ‘ Sr. de bigode´ que nos atendeu foi muito atencioso.
Pedimos um bitoque de porco preto, febra trinchada à lebrinha e migas com carne de porco.
O bitoque estava excelente, o bife era simplesmente maravilhoso, alto e super tenrinho. Os meninos comeram tudo e quase choraram por mais 🙂
A febra trinchada à lebrinha também estava muito boa mas como somos pessoas de muito alimento, precisávamos mesmo das migas para finalizar. As migas de pão, para mim, são um pouco enjoativas mas o Miguel entreteve-se e limpou o prato.
Para fechar com chave de ouro pedi um pudim de ovos que estava simplesmente divinal, cinco estrelas!
Para que o fim de semana acabasse em grande, o jantar seria no nosso já conhecido…
Espalha Brasas – Borba
Tivemos que fazer um ‘ligeiro’ desvio para aqui jantar mas os meninos fizeram questão de ir brincar na casa da ávore. É tão bom vê-los brincar em liberdade e serem felizes!
Infelizmente, não estávamos com muito apetite, pois o almoço tinha sido farto e tardio. Portanto, pedimos apenas uma sopa de tomate e uma dose de galinha tostada, um vinho branco da casa e concluímos com a deliciosa, magnífica e imperdível encharcada.
Mais uma vez, não nos desiludiu e quando nos ‘calhar’ em caminho, lá pararemos novamente 🙂