Norte

Os Três Pipos, em Tonda

DSC05150

No final de Janeiro resolvemos passar um fim de semana romântico e nada melhor do que comer bem, para complementar o romantismo do Hotel Straganov, em Oliveira do Hospital.

Apesar de ser difícil escolher apenas um restaurante, porque no Norte come-se tão bem, o escolhido para o nosso jantar foi: Os Três Pipos que se localiza em Tonda, perto de Tondela.

A primeira coisa que nos chama a atenção é, sem dúvida, a decoração bastante típica e rústica com paredes de pedra, em que encontramos pipas a servir de candeeiros e bastantes pratos antigos.

 

O staff não é do mais atencioso, aliás o senhor que nos serviu entregou-nos a ementa sem nos dirigir uma palavra.

A ementa, por sua vez, é bastante variada, desde as entradas até às sobremesas.

Iniciámos a nossa refeição com pão com manteiga para ele e para ela umas azeitonas super saborosas com broa. Optámos por não pedir outras entradas para não nos enchermos muito. Como prato principal eu pedi polvo frito com umas migas, diferentes das alentejanas mas não menos saborosas e surpreendentes, e ele pediu carne de vitela assada que vinha muito bem acompanhada com batata assada, arroz e esparregado. Ambos pedimos meia dose, deu para partilhar e ambos saborearmos este ótimo banquete. Para regar pedimos uma garrafa de vinho branco Dão da casa e para terminar ainda restava um pequeno espaço para uma sobremesa. Como estávamos indecisos, pedimos  o conselho do empregado, este bem mais simpático, que nos indicou o pudim 3 pipos que afinal era molotoff coberto com baba de camelo e amêndoa laminada. Nem sei se hei de comentar mas esta bomba calórica era simplesmente deliciosa, tinhamos acertado em cheio! No final, a conta de 38€, revelou-se pequena para tudo o que comemos e bebemos, especialmente para a qualidade da comida que nos foi oferecida.

 

mais

  • Decoração do espaço estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
  • Ementa  estrelaestrelaestrelaestrela
  • Qualidade estrelaestrelaestrelaestrelaestrela
  • Quantidade estrelaestrelaestrelaestrela
  • Preço estrelaestrelaestrelaestrela

menos

  • Simpatia dos funcionários estrelaestrelaestrela

Pontuação: 4,2

 

 

 

Restaurante Cristina, em Oliveira do Hospital

DSC05230

Fomos almoçar demasiado cedo dado o pequeno-almoço super nutritivo a que tivemos direito no Hotel Stroganov (como poderão ver na publicação sobre o mesmo), portanto logo que chegámos ao Restaurante Cristina sabíamos que não podíamos abusar.

O restaurante tem uma aparência bastante modesta parecendo, realmente, um simples café. Mas ao entrarmos, apercebemo-nos que sofreu remodelações. A sala de refeições é enorme e tem, inclusive, uma sala de casamentos.

Optámos por partilhar uma sopa de peixe, uma espetada de lulas com camarão que era prato do dia, tudo regado com um vinho verde da casa à pressão.

A empregada que nos serviu era muito atenciosa e simpática. Quando lhe perguntámos pela carta de vinhos, respondeu-nos que tinham mas que o vinho da casa era muito bom.

Para finalizar esta refeição rápida pedimos um molotoff (não tão bom como o do restaurante Os 3 Pipos) mas que serviu para nos adoçar a boca.

Comemos bem e achámos realmente barato, nem chegou a 20 euros tudo.

Pior é que é difícil pagar com TPA, a rede ali é escassa, mas lá conseguimos.

Devo ainda dizer que a Dona Cristina é muito simpática. 🙂

mais

  • Decoração do espaço estrelaestrelaestrela
  • Ementa  estrelaestrelaestrela
  • Qualidade estrelaestrelaestrelaestrela
  • Quantidade estrelaestrelaestrelaestrela
  • Preço estrelaestrelaestrelaestrela
  • Simpatia dos funcionários estrelaestrelaestrelaestrela

Pontuação: 3.7