Playa Del Carmen e Tulum

Gostávamos de aproveitar uma tarde para fazer compras à Playa del Carmen , por lá dar uma voltinha e comprar uns recuerdos para mais tarde recordar. No entanto, a excursão da Soltour ultrapassava o preço que achávamos razoável e um táxi do hotel ida e volta também era caríssimo (já não me recordo do valor).

Acabámos por falar com um simpático casal americano à entrada do hotel que acabara de chegar de Playa del Carmen e tinham ido de colectivo, referindo que não tivéssemos problemas, pois era seguro. A Marta torceu o nariz mas lá a convenci e fomos juntamente a um casal francês de Nice que se colou à nossa aventura. Casal este que não falava uma única palavra sem ser em Francês e falando nós Inglês e safando o Espanhol, como qualquer bom Português, encontraram ali uma tábua de salvação para chegar à Playa.

Era um casal extremamente simpático, que referiu que eu falava muito bem Francês. Comparando o Português deles ao meu Francês, tendo a concordar!

Os nossos diálogos foram muito cómicos, tendo em conta que a Marta fugia-lhe a conversa para Inglês e eu um misto de Francês/Inglês e Português.

Lá fomos nós de colectivo, no fundo uma van de cerca de 9 lugares que transportava os trabalhadores dos resorts da Riviera Maya, com um custo de meros cêntimos. Digamos que a Marta ia, no mínimo, receosa, mas como íamos na companhia dos nossos amigos Franceses, sempre lhe dava uma certa tranquilidade.

Ao chegar às ruas perto da Playa del Carmen, com construções em tijolo e locais com cara de poucos amigos, eu olho para a Marta e penso cá para mim “parece que ela tinha razão, onde nos viemos meter? Espero que consigamos sair daqui!”. Mas chegando às ruas principais, o cenário mudou de figura e deparámo-nos com uma zona mais turística com lojas de grandes marcas e muitas lojas de souvenirs com preços fantásticos: t-shirts de boa qualidade por volta de 3€ que fizeram a minha perdição 🙂

A Playa del Carmen é espectacular, um extenso areal e recriminámo-nos por não termos levado fatos de banho.

66902_1444879638700_5972614_n

Chegámos sãos e salvos ao hotel, a Marta suspirou de alivio e decidimos, na tarde seguinte, ir a Tulum também de colectivo.

Desta vez mais tranquilos e após uma curta viagem lá chegámos a Tulum, um local que nos apaixonou de tão lindo e bem cuidado que está. Estávamos praticamente sozinhos a visitar a fortaleza e sentimos uma tranquilidade difícil de explicar.

Ainda deu tempo para dar uns mergulhos na praia, esta também simplesmente espectacular, com um extenso areal de areia fina.

Um último episódio que recordamos com graça foi, já no colectivo de regresso, quando nos vieram dar a provar gelado caseiro (saborosissimo) e rindo, um para o outro, dissemos que esperávamos que não fosse nenhum gelado com fruta de dormir 🙂

tulum

 P.S.

Sonhamos voltar a este paraíso aquando da comemoração dos nossos 10 anos de casamento, desta vez a quatro 🙂