Nova Iorque é aquela cidade que nos está no imaginário desde sempre. Séries e filmes entram pelos nossos ecrãs tendo como cenário Manhattan, Brooklyn, Harlem, Bronx, Queens ou New Jersey.
“A grande maçã”, “a cidade que nunca dorme”, “centro do universo”, “Gotham”, são apenas alguns dos muitos apelidos dados a esta grande cidade, das mais populosas do mundo, com centenas de arranha céus, um oásis no meio da loucura da cidade chamado Central Park e onde os neons da Times Square nos transportam para outra dimensão.
Por todas estas razões e mais algumas, Nova Iorque era um sonho particular da Marta, que desta vez decidimos agarrar.
No final, a cidade arrebatou-nos e uma certeza ficou: um dia voltaremos!
Numa cidade gigantesca, com 1001 coisas para fazer, visitar, comer, o difícil é mesmo escolher um itinerário. Tendo em conta que não é uma cidade barata, é possível adaptar a cada carteira.
Deixamos algumas dicas que vos poderão ser úteis numa visita à cidade e por fim deixamos o nosso roteiro dos nossos 6 dias em Nova Iorque.
Nova Iorque
– Visto: Para entrar no Estados Unidos,para além de passaporte com validade com menos de seis meses, é necessário pedir um visto, rápido, fácil e não muito oneroso (14 USD). Basta irem aqui https://esta.cbp.dhs.gov/ ,preencherem o formulário e no espaço 24/48 HRS está o visto ESTA aprovado 😀
– Moeda: Dólar americano (USD), com um câmbio actual de 1.11 EUR/USD. Já esteve bem mais interessante mas sempre é melhor do que a libra, por exemplo. 😊
Como meio preferencial de pagamento já sabem, é o cartão Revolut, que mais uma vez deu muito jeito pelas terras do Tio Sam 😊
– Voltagem: É necessário levar um adaptador!
– Cartão SIM: Não sentimos necessidade de comprar, já que tínhamos wifi no hotel, em museus e em muitos espaços públicos. Se pretenderem comprar não comprem no aeroporto, o sítio mais económico é nas lojas T-mobile e encontram imensas espalhadas por Manhattan.
– Viagem: Numa das nossas muitas incursões no Skyscanner, achámos interessante o valor de 390Eur ida e volta por pessoa para depois do Natal, com voo directo pela companhia Delta, e a viagem começou nesse dia 😊
A pouco tempo do início da viagem tivemos um contratempo, no voo de ida para NYC colocaram-nos uma escala de 1h25 em Paris, o que iria praticamente duplicar o tempo de voo, mas a vontade era tanta de ir que não cancelámos a viagem e, apesar do cansaço, tudo correu pelo melhor.
– Transfer para o hotel e meio de transporte na cidade: Tendo nós ido para o aeroporto JFK, escolhemos a maneira mais barata de chegar ao centro da cidade, ie, metro. Comprámos o passe de metro para 7 dias por 33USD, e foi este o nosso meio de transporte predilecto para nos deslocarmos pela cidade, além das nossas pernas, é claro 😊
Cerca de 1hr15/1h30 depois estávamos a fazer o check-in no nosso hotel.
– Onde ficar: Este ponto depende muito do quanto querem gastar porque o alojamento na cidade não é propriamente barato.
Infelizmente reservámos o hotel um pouco em cima do joelho, com mais antecedência certamente teríamos tido mais opções e noutra altura do ano, que não o período entre o Natal e o ano novo, também seria certamente mais fácil.
A nossa escolha teve em conta dois critérios: o mais barato possível e o mais central possível. Assim, optámos por ficar no West Side YMCA, tendo a noite ficado por cerca de 75/80€ e a um minuto a pé do lado sul do Central Park e a 5 minutos da estação de metro de Columbus Circle.
O quarto era pequeno mas limpo, com um beliche, uma tv (que nunca ligámos) e pela primeira vez reservámos um hotel com casa de banho partilhada, porque opções com wc privada ficava a mais do dobro do preço.
Não temos nada a apontar de negativo ao hotel, para o pouco tempo que íamos lá dormir foi excelente. No entanto, nós adaptamo-nos de igual maneira a um hotel de 5 estrelas como a um mais modesto, como é o caso deste😊
O que fazer/visitar
Este ponto dava pano para mangas nesta grande cidade, com tanto que há para fazer. Vamo-nos deter no que fizemos, gostámos e recomendamos.
Estátua da Liberdade e museu da imigração Ellis Island
Para quem nunca foi a Nova Iorque, este é um dos pontos altos que não pode deixar de fazer.
No sul da ilha, em Battery Park, comprámos o bilhete para o ferry (18,5 USD) que nos iria levar para ambos os sítios. Dica muito importante caso não queiram passar pela provação de longas horas de espera: Cheguem cedo! Aliás esta é uma dica válida para todos os locais a visitar na cidade, principalmente nesta época do ano.
Pelas 9h chegámos, passámos pelo controle de segurança e rapidamente rumámos à Liberty Island onde mora a famosa estátua da Liberdade. A viagem é curta, tendo uma vista fabulosa sobre o skyline de Manhattan. Dica: Vão na parte de cima do barco, na parte de trás e do lado direito, terão a melhor vista para a cidade e passados uns minutos também para a estátua da liberdade, mesmo do vosso lado 😊 Última e importantíssima dica: Enquanto navegam oiçam a música “The River” do The Boss Bruce Springsteen e pronto têm todos os ingredientes para tornar inesquecível este passeio 😊
Chegados à ilha visitámos o museu da estátua da liberdade, onde pudemos conhecer a sua história desde a sua génese e criação da estátua do arquitecto Bartholdi ainda em França, até ao seu transporte em peças pelo Atlântico para chegar à sua morada final em Nova Iorque na Ilha da Liberdade.
Foi um presente da França aos EUA, representando o símbolo da liberdade e um símbolo de boas vindas aos imigrantes que chegavam aos milhares por essa época. Não deixa de ser curioso nos tempos que correm onde muros são construídos para impedir a entrada de imigrantes…
Se chegarem no 1º ou 2º barco do dia, para além de evitarem as enormes filas terão a ilha praticamente sem ninguém para passear mais à vontade. Se reservarem com alguns meses de antecedência poderão subir até à coroa da senhora liberdade ou então fazer como nós que subimos 172 escadas e chegámos aos seus pés e pudemos disfrutar de uma grande vista sobre o Rio Hudson, Manhattan e New Jersey.
A próxima paragem do barco é o Museu da imigração Ellis Island, um museu extremamente interessante para conhecer um pouco mais sobre a história da imigração em Nova Iorque a partir do séc. XIX.
Este local, hoje transformado em museu, era porta de entrada dos imigrantes, contando a história destas pessoas e todas as dificuldades por que passavam desde o momento em que chegavam até à sua integração no país e o seu papel decisivo no seu desenvolvimento. A não perder!
Após a visita aconselhamos dar um pequeno passeio a pé pela ilha e terão, uma vez mais, uma vista privilegiada sobre Manhattan.
Ponte de Brooklyn e DUMBO
Tal como a estátua da liberdade, este é um dos sítios mais conhecidos da cidade e para quem a visita pela primeira vez é um must do.
Por aqui passeámos de noite (mais tranquilo) e também de dia, onde a atravessámos a pé rumo a Brooklyn, bem mais movimentado, para não dizer altamente congestionado 😊
Quem conseguir, venha ao nascer do sol que deverá ser bem mais agradável, infelizmente não conseguimos estar em todo o lado logo pela fresquinha 😊
Ao chegar a Brooklyn dirigimo-nos para a zona do DUMBO onde pudemos tirar a clássica e famosa foto com vista para a Ponte, tendo o Empire State Building como destaque no pilar central da ponte, surpreendente! Obviamente que somos nós e mais umas centenas de turistas, tendo em conta que chegámos pela hora de almoço 😊
Times Square
A Times Square é a definição perfeita da cidade que nunca dorme, arranha-céus, neons, luzes e muita animação.
Nas imediações existem cerca de 40 teatros, mais comummente conhecidos como espectáculos da Broadway. Estando nós na cidade era um sonho poder ir assistir a um. Não foi tarefa fácil, tendo em conta a altura do ano, pois ainda mais turistas do que o normal chegam à cidade entre o Natal e o Ano novo.
Existem duas opções que achamos serem as melhores e mais em conta. A primeira é adquirir nas bilheteiras da TKTS, existe por exemplo uma na Times Square mais movimentada e outra ao pé do nosso hotel, na Columbus Circle, com menos filas. A outra opção é arriscarem e irem para a bilheteira do teatro e rezarem por não esperar muito e conseguir um bilhete.
Nós como não tínhamos muito tempo e paciência para filas optámos pela 1ª opção e fomos ver o musical Tootsie, uma comédia musical que simplesmente adorámos, chorámos a rir do início ao fim. Fomos também ver no Radio City Music Hall o espectáculo das Rockettes, já habitual nesta época natalícia, onde a dança e a sincronização das meninas são dignas de registo.
Uma coisa é certa, ter ido a Nova Iorque e não termos tido a oportunidade de ver estes dois espectáculos não teria sido o mesmo! Se fizéssemos colecção de notas de 500Eur íamos só a Nova Iorque ver musicais da Broadway todas as noites! 😊
Metropolitan Museum of Art (MET) e Cloisters
Mais conhecido por MET, este é um dos maiores e melhores museus do mundo.
Mais que não seja pelo seu acervo da colecção Egípcia e Greco/Romana vale a pena passar umas horinhas por lá.
Mais uma vez a dica fundamental é mesmo ir cedo!
Comprando o mesmo bilhete, 25 USD, também fomos visitar o MET Cloisters na zona norte de Manhattan, é um museu num castelo/mosteiro, e de repente até parece que não estamos em Nova Iorque e sim num palácio qualquer na Europa, em Portugal ou França. Para quem tenha tempo é um passeio engraçado para conhecer um pouco mais fora do centro da cidade.
Museu de História Natural
Se acham que o Museu de História Natural de Londres é grande e fantástico, o de Nova Iorque supera tudo o que já viram. É absolutamente gigantesco e com exposições incríveis!
Dica nº 1 e já habitual: cheguem 15min antes da abertura, livrar-se-ão de uma fila considerável.
Dica nº 2 e importantíssima: o preço de entrada é 23USD mas a entrada é de “suggested admission”, portanto sugerimos pagar 1 dólar e lá fomos nós visitar este fantástico museu, cenário do filme uma noite no museu, com o saudoso Robin Williams 😊
Ao visitar alguns museus rapidamente irão ver que com os yankees é tudo à grande 😊
Museu 9/11
Na parte sul da ilha encontramos este museu/memorial às vítimas do ataque às torres gémeas.
Estando ainda muito presente na nossa memória, é um museu que não nos deixa indiferentes, principalmente nas diversas salas onde podemos ouvir os testemunhos das pessoas que sobreviveram e daquelas que tiveram um final trágico.
Fora o patriotismo excessivo a que já estamos habituados nos Americanos, este foi obviamente um ataque à humanidade e que este museu ajuda a nunca esquecer.
A não perder!
Dica: O preço do museu é 26USD e o audioguia, se a memória não me atraiçoa, custa entre 6 e 8 USD. No entanto, existe uma app gratuita que podem descarregar e vão ser guiados pela voz do Robert de Niro 😊 (foi a nossa opção). Se forem terça-feira das 17h às 19h a entrada é gratuita.
MoMa
Já sabem o que nós achamos de museus de arte moderna mas este famoso museu surpreendeu-nos pela positiva, principalmente pelos seus quadros de Van Gogh, Matisse, Picasso ou Monet.
Foi um final de dia bem passado!
Dica: Se quiserem poupar 25 USD, podem visitar gratuitamente o museu 6f a partir das 17h30 😊
Museu Guggenheim
Este foi de todos os museus que visitámos em Nova Iorque o que menos nos entusiasmou.
A arquitectura do museu é qualquer coisa de fantástica com a sua forma cilíndrica e a forma como vemos as suas exposições no seu interior sempre andando em círculo também é super original, só por isto vale a pena uma visita. Agora ver quadros todos brancos ou quadros que parecem papel de parede, naaa! Valeu principalmente a visita pelos quadros do Kandinsky, Van Gogh ou Picasso.
Dica: Nos sábados a partir das 17h45 o preço da entrada, ao invés de 25USD, é de valor sugerido, portanto se quiserem podem entrar por apenas 1 USD 😊
Museu Tenement
Apesar de ter nome de museu este não é um museu comum.
Com uma visita guiada somos levados a conhecer os apartamentos na zona de Lower East Side Manhattan, onde os imigrantes recém chegados à cidade desde os meados do séc. XIX, iriam viver. Este bairro chegou a ser só o mais populoso do mundo!
Existem várias tours à escolha, nós escolhemos o Hard Times, onde conhecemos a história de uma família judaico-alemã do séc. XIX e outra italiana já do séc. XX. Ficámos, assim, a saber as dificuldades e desafios que enfrentaram durante aqueles tempos difíceis.
É um passeio fora do normal roteiro turístico e que muito recomendamos! No final podemos assistir a um documentário muito interessante sobre o museu e fazer umas comprinhas na sua loja.
Comprámos os bilhetes on-line na véspera, preço 27 USD.
ONU
A sede nas Nações Unidas, projectada pelo arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer, fica em Nova Iorque e é possivel visitá-la através de uma visita guiada.
Criada após a II Guerra Mundial com o objectivo de preservar a paz mundial e promover os direitos humanos, ficámos a conhecer, de forma mais aprofundada, a sua génese e os seus objectivos. Podemos também ver in loco as famosas salas do Conselho de Segurança da ONU e Conselho económico e social, sentarmo-nos nas cadeiras e onde é permitido tirar fotografias.
A hora da visita guiada passa a correr e é muito interessante.
Dica: Façam a reserva da visita antecipadamente no site e cheguem cerca de 1hr antes porque os procedimentos de segurança de entrada são bastante morosos. É necessário levar o passaporte.
Top of The Rock
São três os mais famosos pontos de observação da cidade de Nova Iorque, o mítico Empire State Building, o mais recente One World Observatory e o Top of the Rock no Rockefeller Center.
Foi precisamente este último que escolhemos, pela sua vista sobre a cidade, onde podemos ver Empire State Building, o Central Park e todos os seus arranha-céus em redor.
Não podemos fazer comparações porque não visitámos os outros dois, mas achámos a vista de 360 graus do Top of the Rock simplesmente fabulosa!
Dicas: Reservar online com antecedência, dizem que a hora mais bonita é o final da tarde para ver o pôr do sol, no entanto nós por uma questão de organização do nosso roteiro marcámos para a abertura, 8h.
Levem também umas moedinhas para observarem a cidade através dos vários binóculos espalhados pelo observatório 😊
Preço 38 USD
Central Park
Quando pensamos em Nova Iorque pensamos de imediato no Central Park, um parque gigantesco no coração de Manhattan, cenário de milhares de filmes e séries do nosso imaginário.
Estando nós a três passos do Central Park começámos um par de vezes o nosso dia por aqui e sim é mesmo verdade, ainda o sol não tinha acordado e já várias pessoas aqui estavam a correr de um lado para o outro 😊
Bryant Park e NY Public Library
Chegados ao Bryant Park, nesta altura do Natal, deparámo-nos com uma enorme árvore de natal e um ringue de gelo, ladeados de inúmeras barraquinhas de natal.
Mesmo ao lado entrem na Biblioteca Pública de Nova Iorque e disfrutem das suas lindíssimas salas de leitura/estudo. Eu é que já estudei tudo, senão ficava por lá 😊
Se por acaso pensarem que já viram estas salas em algum lado é normal, foi já cenário de diversos filmes como o Homem Aranha ou Caça fantasmas.
A entrada é gratuita.
Morgan Library & Museum
Já que estamos numa de bibliotecas, se tiverem tempo vão visitar esta biblioteca privada pertencente ao Sr. Morgan 😊
É impossível não ficarmos boquiabertos com a sua beleza, merece decididamente uma visita!
Dica: Sextas feiras das 19h às 21h a entrada é gratuita
Grand Central Terminal
A estação mais famosa da cidade e quiçá do mundo, onde por aqui passam cerca de cem mil pessoas por dia merece uma visita, mais que não seja para apreciar os seus traços arquitectónicos e ver in loco o vai e vem de pessoas 😊
Mais uma vez foi cenário de diversos filmes, como por exemplo Madagáscar, quando os animais fogem do zoo e vão aqui apanhar um comboio 😊
The Vessel e High Line
O The Vessel é uma das mais recentes atrações da cidade bem no meio do maior complexo imobiliário e comercial de Manhattan.
Por aqui podem entreter-se a subir 2500 escadas neste edifício em forma de colmeia de abelha e se tiverem vertigens como eu as pernas começam a tremer um pouco lá bem no cimo do edifício com 45 metros 😊
Dica importante: Apesar de gratuito reservem o dia e hora com antecedência no site (www.hudsonyardsnewyork.com/reserve), caso contrário não conseguirão entrar.
Roosvelt Island Tramway
Se tiverem tempo façam este rápido passeio no teleférico da ilha de Manhattan para a ilha de Roosvelt e vice versa, terão uma paisagem incrível sobre a cidade.
Dica: Se tiverem como nós o passe de transportes públicos, é gratuito 😊
Little Italy / Soho / Chinatown
Bairros famosos em Manhattan que merecem um passeio, e parece que de repente estamos mesmo em Itália ou numa qualquer Chinatown do mundo 😊
Harlem
A norte da cidade encontrámos um dos mais famosos bairros da cidade, Harlem.
Era domingo e em Harlem queríamos assistir a uma missa e ouvir um coro Gospel. A igreja mais famosa é a Abyssinian Baptist Church mas nós optámos, e mal, pela Antioch Baptist Church, já que não nos deixaram entrar. A três passos desta encontrámos uma igreja católica e fomos assistir a uma missa com um incrível goro gospel, foi espectacular!
Compras
Nova Iorque é um éden no que diz respeito a compras 😊
No nosso plano inicial estava prevista uma visita a um famoso outlet em New Jersey, o Jersey Gardens. No entanto acabámos por fazer tantas compras nas factory stores em Brooklyn que dava para encher e muito as malas e acabámos por já não ir a New Jersey.
Por Manhattan também podem encontrar famosas department stores como a Macy´s, Century 21, ou a Blomingdales, com giríssimas e interactivas montras 😊
O que comer
Este é um ponto muito caro para nós, como sabem 😊
No que diz respeito ao pequeno-almoço optámos preferencialmente e devido à proximidade ao fantástico supermercado, Whole Foods. Dois dias abrimos os cordões à bolsa e fomos tomar o pequeno-almoço num dinner típico americano no Juniors (não podem deixar de provar o cheesecake típico de Nova Iorque) e outro dia no Le Pain Quotidien.
Os lanches eram sagrados no Dunkin Donuts, um latte e um donut para manter os níveis de açúcar no máximo 😊
Relativamente às refeições principais, estes foram os restaurantes ou food trucks que gostámos mais durante a nossa estadia 😊
– Halal Guys
– Tasty Hand Pulled Noodles
– Tacos nº1
– Food truck Thai Street Food
– Shake Shack
– Joe´s Pizza
– Five guys
Roteiro completo 6 dias
1º Dia
- Lanche no Halal Guys
- Sentir o pulso à cidade em Times Square, Radio Music Hall, árvore de Natal e ringue de patinagem Rockefeler Center, St Patrick’s Cathedral, 5th Avenue, Grand Army Plaza
2º Dia
- Passeio matinal Central Park
- Pequeno-almoço Whole Food Market
- Passeio de barco Estátua da Liberdade e Ellis Island Immigration Museum
- Concerto Trinity Church
- Almoço na food truck Thai Street food
- National Museum of the American Indian
- Oculus
- Museu 9/11
- Brooklyn Bridge à noite
- China Town
- Jantar no Tasty Hand Pulled Noodles
3º Dia
- Pequeno-almoço Whole Food Market
- Longo passeio matinal no Central Park
- Museu de História Natural
- Almoço no Shake shack
- MET cloisters
- Bryant Park e NY public library
- Grand Central Terminal
- Macy´s
- Jantar no Five Guys
- Morgan Library
- MoMa
4º Dia
- Pequeno-almoço Juniors
- Top of the rock
- MET
- Roosevelt Island Tramway
- Brooklyn Bridge e DUMBO
- Almoço Front Street Pizza
- Compras em Brooklyn
- Museu Guggenheim
- Jantar Halal Guys
5º Dia
- Pequeno-almoço Le Pain Quotidien
- Touro de Wall Atreet
- Flatiron Building
- Missa com coro gospel em Harlem
- Almoço no Los Tacos nº1
- Musical Broadway Tootsie
- Museu Tenement
- Little Italy e Soho
- Jantar no Mc Donalds para safar
- The Rockettes
6º Dia
- Pequeno-almoço Whole Food Market
- The Vessel
- High Line
- Chelsea Market
- Almoço no Joe´s pizza
- Times Square e Rockeffeler Center
- ONU
- Jantar no Shake Shack