Serra da Estrela

No passado sábado, dia 8 de Abril, para darmos por finalizadas as nossas férias da Páscoa resolvemos levar os meninos à neve. Tanto a Bia de 9 como o JP de 5 nunca tinham visto neve e há muito que nos pediam para ir à Serra da Estrela. 

A mãe insistiu e o pai acabou por ceder! 🙂 

Para ser um pouco mais económico, resolvemos fazer o passeio num só dia, dispensando uma noite no hotel. 

Portanto, saímos às 8h de casa rumo ao nosso restaurante do norte preferido – Os três Pipos, em Tonda – onde chegámos às 12h. O fantástico repasto foi composto por várias entradas, entre elas uma salada de polvo, umas pataniscas como nunca comemos na vida e provaduras. Para prato principal pedimos cabrito assado para os meninos e bife à Tondela para os papás. Este bife era alto mas super tenrinho. Hmmm, acho que já repetia…

 

Para finalizar pedimos tigelada, pudim à três pipos e mousse de chocolate. Que gulosos!

Tivemos então que dizer adeus e lá nos encaminhámos para a serra, onde esperávamos ver bastante neve…

Conforme subíamos a serra, a chuva ia caindo, e a certa a altura a neve também começou a cair. O JP ia encantado com a quantidade de neve que cobria a serra, ia dizendo uau pelo caminho. Estava bastante ansioso por ver o carro parar para poder brincar na neve. Encostámos o carro porque queriamos sentir os flocos de neve que iam caindo. Os miúdos sairam disparados em direção à neve e deitaram-se, rebolaram-se e ate anjos de neve fizeram. A alegria estava estampada nas caras deles e nas nossas também! 🙂

Tentámos ir à Torre mas, infelizmente, devido à forte queda de neve, a GNR já não nos deixou passar porque o trânsito estava cortado.

Depois da Serra passámos no Museu do Pão, onde os meninos puderam decorar a sua própria massa de pão 🙂

Já cansados, encaminhámo-nos para casa mas tínhamos mesmo que parar para jantar. Mas, onde? hmmm não somos muito apreciadores de leitão ou assim pensávamos. Mas já que ali pela zona de Leiria dizem que o leitão é ótimo, fui ao tripadvisor e escolhemos o restaurante: Aldeia do Leitão.

Como li nos comentários que seria melhor reservar mesa, fizemos uma previsão do tempo que demorariamos a lá chegar e telefonei a marcar mesa para as 20h. O Senhor que me atendeu primeiro disse que era impossível reservar, pois já estava tudo cheio. Mas acabou por ceder – foi um simpático – e disse-me que teria mesmo que chegar às 20h e que não podia falhar.

Como vocês já sabem, somos sempre super pontuais e quando o GPS nos dizia que iriamos chegar 10 minutos depois das 20h nós nem queriamos acreditar. O Miguel, sabe-se lá como, engana sempre o GPS em 10/15 minutos e às 20h lá estavamos nós, conforme marcado por telefone. Tinhamos, de facto, a nossa mesa à espera, sentámo-nos e a empregada de mesa veio perguntar-nos se já sabiamos o que pedir. Bem, saber sabiamos, pois tinhamos lá ido para provar o leitão. No entanto, apercebemo-nos que era vendido ao kg e não sabiamos que quantidade pedir para os dois mas a empregada lá nos ajudou e disse que o habitual era pedir 750g para duas pessoas e nós aceitamos a sugestão 🙂 Pedimos, então, o nosso leitão, que chegou num ápice acompanhado de uma batata frita deliciosa e uma salada generosa. Para os meninos um bitoque que também estava muito bom e tenrinho.

 

Resumindo, foi mesmo o restaurante ideal para uma refeição rápida e deliciosa a um preço muito simpático!

A repetir, sem sombra de dúvida 🙂