Cartas

Dia 12 – Perhentian Kecil

Olá mãe!
Escrevo-te como habitualmente enquanto espero pelo nosso jantar malaio 🙂
Como banda sonora tenho o bater das ondas de uma pequena praia que mais parece saída de um filme, na ilha de Perhentian Kecil na Malásia, mais precisamente na Mira beach.
Para aqui chegar apanhámos o avião de KL para Kota Bharu, Grab e depois um speed boat para mal dos pecados da Marta e para delírio dos meninos 😁
Aqui sinto-me como um Robinson Crusoé, só não tive que fazer a minha cabana e pescar o meu próprio peixe 😁
Chamar paraíso onde nós estamos é pouco para este local único com meia dúzia de cabanas à beira mar nesta praia exclusiva.
Mal chegámos fomos dar um mergulho nestas águas mornas e translúcidas e fazer snorkeling, foi a 1a vez do JP e ele vibrou de excitação a ver tanta variedade de peixes e tubarões também 😁 Sim é verdade, vimos vários tubarões pequenos e nadámos ao lado deles, foi muito emocionante! Mas nem precisas de fazer snorkeling para conseguir ver peixes, facilmente os vês mal pões os pés na água!
A preocupação com a alimentação aqui não existe, só existe o restaurante dos bungalows e é somente fantástica, estamos aqui a descobrir a gastronomia do país.
Acabo de te escrever a balançar na rede em frente à praia com a lua a sorrir para mim, tenho dúvidas que ao longo da nossa viagem fiquemos num sítio tão especial como este!
Beijos a partir do paraíso!

Dia 13 – Perhentian Kecil

Boa noite mãe!
Estamos na hora de jantar, tu provavelmente ainda nem almoçaste 😀
Por aqui vivemos uma vida simples mas feliz. Adormecemos nas nossas cabanas a ouvir o mar e acordamos a ouvi-lo novamente. Aqui não temos água quente e também não precisamos. Não temos TV e também não nos lembramos dela. Durmo tranquilas sestas na rede em frente à praia. Durante o dia vamos ver os peixinhos e sentimo-nos fascinados com tanta variedade e tanta cor, é tão bonito que até doi! Só faltava a voz off do David Attenborough para ser mais mágico 😆
Aqui sentimo-nos completamente integrados na natureza e fico triste de pensar que um dia o turismo em massa descubra esta ilha e destrua a floresta e os corais, como aconteceu por exemplo com Maya Bay que visitámos há 2 anos atrás.
Aqui fomos muito felizes e esperamos um dia voltar!
Esta é a nossa ‘Praia’, aquela que deixou o Leonardo di Caprio fascinado quando viu aquele paraíso 😀
Amanhã já partimos para uma nova casa, certamente com novas histórias para contar!

Beijinhos!

Dia 14 – Perhentian Besar

Boa Noite mãe!
Hoje escrevo-te da ilha vizinha da Perhentian Kecil, a Perhentian Besar, deitado numa espreguiçadeira em frente à praia 😀
Hoje o nosso dia começou cedo, a nossa praia chamava por nós para nos despedir-nos
O dia acordou farrusco, mas depois do pequeno-almoço ficou tão bonito que decidimos antecipar a tour de snorkeling que estava prevista apenas para os dias seguintes.
Num barco a motor seguimos para a Perhentian Besar e parámos no Fish point e Shark point, aqui vimos mais variedade de peixes e maiores do que na nossa praia mas no que diz respeito a tubarões vimos no nosso resort bem mais, maiores e mais perto do que no ponto onde dizem que eles costumam parar. De seguida, o nosso capitão disse que ia levar-nos à praia mais bonita, com o azul mais impressionante que já tínhamos visto e não nos enganou, é a foto da carta que te escrevo hoje e acho que a imagem fala por si, não preciso de dizer mais nada!
Nesta praia de um azul turquesa e águas transparentes continuámos a ver os peixinhos. A Bia encontrou uma anémona repleta de Nemos, foi uma alegria!
Seguimos para o turtle point para ver as desejadas tartarugas e para alegria dos meninos vimos várias! Elas ficam algum tempo bem lá no fundo, estamos sempre a segui-las para quando vêm à tona respirar podermos vê-las em todo o seu esplendor, o seu tamanho e beleza, são incríveis! Com a máquina aquática acho que fiz filmes em que se vêm bem, depois mostro-te 😀 uma submergiu mesmo ao meu lado, foi espectacular! A única vez que tinha visto tartarugas em alto mar tinha sido já há muito anos no México na nossa lua de mel.
A tour terminou junto a uma praia deserta na Perhentian Kecil, onde vimos os corais mais bonitos e os peixes mais atrevidos, eles vinham literalmente contra as nossas máscaras, foi fantástico!
Passeio terminado, voltámos ao nosso resort para almoçar e por aqui ficámos até ao final da tarde e ficou a promessa de um dia regressar a este pequeno paraíso 😀
Após uma rápida viagem de barco chegámos há pouco a Perhentian Besar, o hotel é muito giro e aqui o movimento é muito maior!
Não sei se é por estar maré vazia e já quase de noite, mas a praia decepcionou-nos e amanhã já arranjámos um local na ilha onde iremos passar o dia 😀
Amanhã conto-te tudo!

Beijinhos

Dia 15 – Perhentian Besar

Olá mãe!
Como estão? Nós por aqui tudo bem 😀
Nem acredito que já passaram 15 dias desde que a nossa aventura a 4 começou!
Continuamos pelas ilhas Perhentian a aproveitar estas praias paradisíacas 😀
Como te disse ontem, a praia do nosso resort não nos encheu as medidas, sendo assim hoje fomos para uma praia a apenas 5min de barco, a Turtle Beach, passar todo o dia 😀
É uma praia de sonho, das mais bonitas que já vimos e sem muitos turistas, não hà qualquer infraestrutura lá porque não é permitido já que é uma praia protegida, um santuário para as tartarugas nidificarem.
Hoje o tempo não ajudou muito para o snorkeling e apesar da água ser azul e cristalina, não conseguimos ver como no dia anterior aquele azul que dói aos olhos 😆
Aproveitámos então para descansar, mergulhar nestas águas mornas, fazer castelos de areia, brincar, conversar e rir 😀
Se pudesse carregar no comando da vida na pausa, agora era o momento perfeito..
Beijinhos e até amanhã!

Dia 16 – Perhentian Besar

Boa noite mãe!
Por aqui estamos todos mais que bem 😀
Aliás quero-te dizer que por razões de saúde estou a pensar em ficar pela Ásia, aqui não preciso de usar a bomba da asma diariamente como aí em Portugal 😂 Estes ares fazem-me bem!
O nosso dia começou com o pequeno-almoço no nosso hotel The Barat e após um curto caminho a pé chegámos à Long Beach, a praia do Perhentian Island Resort (PIR) que era onde queríamos inicialmente ficar, mas mesmo com meses de antecedência já estava esgotado 😕
Hoje o mar estava bem mais visível para o snorkeling e estivemos imenso tempo a ver os peixinhos, desta vez vi inúmeras anémonas e muitas famílias de Nemos, uma delas (provavelmente não a melhor) é a foto da tua carta 😀
Após o exercício matinal de snorkeling fui jogar volley de praia com uns franceses e após mais de 20 anos sem jogar ainda estou em forma, o JP ficou impressionado com a destreza do papá 😂
Por falar em franceses, uma coisa que achámos curioso aqui nas ilhas da Malásia é o tipo de turismo, nada de Americanos e Britânicos, essencialmente Espanhóis, Italianos e Franceses. Portugueses ainda não vimos desde que chegámos à Malásia!
Almoçámos rapidamente no bar de praia do PIR e estivemos a tarde toda de molho nesta praia calma, de temperatura morna, até ao pôr do sol 😀
Não temos qualquer dúvida em afirmar que as melhores praias do mundo onde já estivemos, até agora, foi aqui nas Ilhas Perhentian, na Malásia 😀
O facto de estarmos a viver a 4 todo este sonho, torna tudo ainda mais especial!♥️

Beijinhos e até amanhã!

Dia 17 – Perhentian Besar

Boa noite Mãe!
Estamos na fase da despedida às ilhas Perhentian e não vai ser fácil deixar este paraíso! Amanhã, se tudo correr como o planeado, já estaremos num novo destino 😀
O São Pedro Malaio foi simpático connosco e brindou-nos com um céu azul, um mar transparente lindo de morrer, água calma e morna, uma despedida 5 estrelas!
Hoje pensávamos fazer uma tour à Ilha Rawa, mas o dia estava tão maravilhoso na praia PIR que por aqui ficámos o dia todo no relax 😀 Temos que ter desculpas e motivos para voltar aqui um dia mais tarde 😉
Se ontem estava bom para o snorkeling, hoje então estava excelente! Uma fantástica visibilidade para ver os peixinhos 😀
Hoje via em cada coral imensas anémonas e imensas famílias de Nemos, que não me deixam de impressionar e muitas variedades de peixes e corais.
Disseram-me agora, que estive à volta de um trigger fish, que sendo muito territorial e tendo uns dentes bem afiadinhos pode atacar o ser humano! Por mim era apenas um peixe enorme, e que estive entretido a fotografá-lo..tive sorte 😆
Pus hoje algumas fotos no Instagramwww.instagram.com/mmaroundtheworld2010, inclusivé deste trigger fish e um dos nossos muitos tubarões que avistávamos há uns dias nas nossas cabanas em Perhentian Kecil, depois diz-me o que achaste 😉 Ainda me falta encontrar os filmes das tartarugas!
Passámos aqui uma semana fantástica e certamente que um dia voltaremos, levamos na mala recordações fantásticas!
Amanhã mais uma corrida mais uma viagem😆
Escrevo-te como sempre, até amanhã!